O que Fazer com Unhas Fracas: Causas, Como Tratar, Dicas

Conheça as causas e como tratar as unhas fracas

Unhas fracas podem ser mais do que um problema meramente estético, já que podem indicar uma condição de saúde que merece atenção. Assim, se suas unhas dobram com facilidade, quebram e lascam o tempo todo descubra agora quais são as possíveis causas e como tratar as unhas fracas.

O que causa unhas fracas?

As unhas fracas podem ser tão um sintoma quanto uma consequência de algumas atitudes prejudiciais às unhas. Assim, para o diagnóstico correto é fundamental que você procure um dermatologista, pois somente ele poderá dizer o que está causando a fragilidade. Ainda assim, entretanto, conheça alguns hábitos que podem estar enfraquecendo suas unhas.

* Você vive com as unhas na boca

tratamento de unhas fracas

Quem rói as unhas tem, naturalmente, maiores chances de ter unhas fracas, já que elas estão sempre passando por traumas decorrentes da mastigação. Apesar disso, mesmo quem não rói e apenas vive com as unhas na boca pode ser conduzida a um quadro de unhas fracas.

Assim, se por ansiedade ou hábito suas unhas estão sempre na boca saiba que isso pode ser o motivo do seu enfraquecimento.

* Você deixa suas unhas molhadas

o que não fazer

Se você mexe com água o tempo todo ou mesmo se lava as mãos e não as seca corretamente saiba que isso pode fragilizar as unhas, que se tornam mais suscetíveis a quebras e a lascar.

* Você mexe com produtos químicos

Os produtos químicos normalmente são abrasivos ou corrosivos e, com isso, quando você manipula esses produtos sem uma proteção adequada quem termina sofrendo são as suas unhas.

unhas mais fracas

Assim, se você lava as louças, limpa a casa ou mesmo lida com produtos químicos no trabalho sem luvas maiores são as chances de você ter unhas mais fracas.

* Você lixa as unhas incorretamente

unhas fracas

Quando você lixa as unhas com lixas mais duras e fica fazendo movimentos vigorosos de vai e vem, as suas unhas sofrem um impacto e, com isso, perdem parte da camada superficial. Com isso, elas perdem parte da proteção e, com isso, tornam-se fracas,

* Você usa muito o computador ou dispositivos móveis

fotos de dicas para tratar unhas fracas

O simples fato de passar muito tempo digitando, seja em um teclado físico ou virtual, faz com que suas unhas sofram impacto o tempo todo. Com isso, elas vão ficando progressivamente mais frágeis e desprotegidas, levando à fragilidade e à quebra.

* Você faz as unhas incorretamente

tratar unhas fracas

O trauma causado pelos objetos metálicos na unha, como a ponta do alicate de cutículas ou o empurrador de cutículas também causa traumas diretos e, com isso, faz com que as unhas fiquem fracas.

* Você está com alguma doença

diagnóstico e causas de unhas fracas

Além disso, e não menos importante, unhas fracas podem ser sinal de que algo não vai bem no seu organismo. Assim, pode ser o caso de que você esteja com uma micose ou até mesmo com psoríase.

Como tratar unhas fracas?

Conhecendo a causa é mais fácil tratar as unhas fracas, mas alguns cuidados gerais podem ser tomados para garantir unhas sempre lindas. Assim, confira como tratar unhas fracas corretamente.

* Consulte um dermatologista

tratamento para unhas fracas

Assim como somente um dermatologista pode indicar as causas de unhas fracas, somente esse profissional será capaz de indicar o melhor tratamento. Assim, antes de tomar qualquer atitude procure um médico para saber exatamente o que está levando suas unhas a ficarem enfraquecidas.

* Use uma base fortalecedora

unhas fracas

Bases fortalecedoras, principalmente as feitas à base de formol, são extremamente úteis para conseguir unhas mais fortes e saudáveis. Converse com seu dermatologista e escolha a melhor base para você – ou então mande manipular uma base específica para as suas necessidades.

* Proteja as suas unhas

dicas de proteção

Proteger suas unhas dos impactos, traumas e contato com produtos químicos é fundamental para garantir unhas mais fortes. Além disso, proteger suas unhas de você mesma também é importante, então nada de ficar levando as unhas até sua boca.

* Elimine os acessórios de metal para fazer as unhas

Acessórios de madeira, como os palitos para empurrar as cutículas, causam muito menos trauma às suas unhas, evitando que você veja suas unhas perderem a força. Assim, deixe de lado os objetos metálicos e dê preferência aos de madeira, plástico ou mesmo osso animal.

* Lixe suas unhas corretamente

as melhores dicas

Unhas quadradas ou com cantos pronunciados tendem a quebrar mais facilmente. Por isso, lixe as unhas com os cantos mais arredondados. Além disso, lixe sempre com a parte mais fina da lixa, garantindo menos traumas. Se você quiser proteger mesmo as unhas, entretanto, opte pelas lixas de cristal.

* Suplemente sua alimentação

o que comer

Ingerir mais vitamina B7 ajuda na formação de queratina, principal componente das unhas. Além disso, a vitamina A também é benéfica para unhas mais fortes. Por isso, considere suplementar sua alimentação para conseguir unhas ainda mais bonitas.

Assim, sabendo o que pode causar unhas fracas e como tratá-las ficará mais fácil conseguir unhas linhas e sem esforço. Apesar disso, consulte sempre um dermatologista para receber todas as indicações necessárias.

Deixe um comentário!

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
2 Comentários

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest