Dicas de Como Ter Unhas Perfeitas, Bonitas e Feitas


As unhas não são vistas apenas como um “acessório” para as mulheres, elas refletem seu estado emocional, seu momento, personalidade, feminilidade, cuidado e até mesmo saúde.

Por conta desses e muitos outros motivos que cada uma de nós temos, a necessidade de deixar as unhas sempre muito bem feitas e bonitas é enorme, ainda mais com o mercado da beleza que anda cheio de produtos e técnicas novas.

São centenas de cores de esmaltes com nomes divertidíssimos e que muitas vezes se encaixam em algum momento ou que refletem uma vontade, sentimento e ainda remetem à algo que gostamos.

Mas, antes de esmaltar as unhas é preciso ter certos cuidados e hábitos e nesse momento surge a famosa pergunta que afronta nossas cabeças: como deixar as unhas perfeitas?

Veja agora algumas dicas que ajudaram no fortalecimento, clareamento, manutenção e finalização das unhas!

1) Cuidados diários com unhas

Mesmo com as unhas esmaltadas, o que teoricamente dá uma proteção e sustentação maior às unhas, devemos mantê-las limpas, higienizando as mãos e usando hidratantes específicos para as mãos (esses além de hidratar a pele possuem ação nas unhas).

2) Fortalecimento de Unhas

O ideal é que sempre antes de esmaltar as unhas, se use uma base que protege a unha, facilita a remoção do esmalte e fortalece as unhas. Hoje, já existem milhares de bases fortalecedoras que ajudam de verdade no crescimento e firmeza das unhas, conheça algumas:

  • Base fortalecedora de unhas, da Derma Nail
  • Reparador noturno, da Risqué
  • Óleo fortalecedor de unhas, da Granado

*Esses 3 são apenas alguns, nas perfumarias você encontra muito outros e as vendedoras podem indicar os melhores.

Além desses produtinhos fantásticos, podemos fazer misturinhas caseiras que ajudam da mesma fora:

– Alho e cravo

  1. Esses dois ingredientes de nossa cozinha são super aliados no fortalecimento das unhas.
  2. Pegue seu frasco de base e coloque 1 cravo da índia e meio alho picado, deixe agir por algumas horas e depois aplique a mistura na unha.
  3. O ideal para essa mistura é que se use por 2 semanas.

-Azeite e limão

  1. Mais uma receitinha simples de preparar com ingredientes que temos em casa.
  2. Pegue 1 colher de sopa de azeite de oliva e misture com 5 gotas de limão, aplique sobre as unhas com algum palito sem ponta, para não agredir a unha.
  3. Passe a mistura de noite e deixe agir enquanto dorme, repita o procedimento por aproximadamente 7 dias.

3) Clareamento de Unhas

Sim, é inevitável que com o tempo nossas unhas não fiquem amareladas, por conta do uso excessivo de esmaltes, principalmente os escuros. Uma dica é, como já citei acima, usar e abusar da base, ela cria uma camada protetora que ajuda a unha não absorver a pigmentação do esmalte por completo.

Mas, de tempos em tempos, é indicado o uso de algumas técnicas que clareiam as unhas, como a receita caseira abaixo.

– Misturinha com água oxigenada

Pegue uma água oxigenada de 10 volumes, aquela que sempre temos em casa no kit de primeiros socorros e só!

Como preparar:

  1. Esquente um pouco de água em uma temperatura que seja suportável para mergulhar os dedos e coloque em um recipiente. Feito isso, coloque 1 colher de sopa (ou uma tampinha do produto) na água e deixa as unhas de molho por 10 minutos. Passado o tempo, retire as mãos da água e seque-as em uma toalha.
    * Caso queira lixar, cortar e esmaltar a unha após esse processo, espere aproximadamente 30 minutos, para que elas sequem por completo.

4) Manutenção

Para que a unha fique bonita e alinhada, independente do formato que você use (redonda, quadrada, triangluar, oval, etc) prefira lixá-las do que cortar, a não ser que os tamanhos estejam muito desproporcionais.
Ao lixar tente acertá-las ao formato natural nos cantos, para que elas cresçam no sentido próprio e retas. Isso evita que quebrem e encravem.

Outra dica mega importante para manter as unhas “em forma” é deixar com que elas respirem, ao remover o esmalte, deixe por pelo menos 24h sem nenhuma cobertura.

Ao fazer a cutícula você umedece as unhas, certo? Por isso, antes de esmaltá-las deixe alguns minutos secando, para que o esmalte não abafe e ela fique úmida por mais tempo (por conta disso, que em salões as manicures fazem toda a cutícula de uma mão e depois da outra, é nesse intervalo que sua unha fala: UFA! e respira aliviada.

Além de tudo isso, mantenha as unhas sempre limpas e hidratadas.

5) Finalização

Ok, a parte mais legal!

Ao fazer a limpeza das cutículas, não se empolgue e vá tão fundo, sempre precisamos deixar um pouquinho delas intactas, pois são o revestimento da unha, o que protege de vermes e tudo aquilo que pode deixar nossas unhas feias e fracas.

Use uma boa base, fortalecedora ou não, dependendo de sua necessidade.

Na hora de escolher os esmaltes, se joga! Apenas fique de olho nos componentes desse mais diferentes: holográfico, degradê, etc., eles muitas vezes tem fórmulas que contém alguma substância que nem todas as mulheres podem usar, por ter alguns efeitos e fixação diferenciadas pode ocorrer alguns casos alérgicos. Antes de pintar todas as unhas é recomendado que faça um teste antes!

O que você achou das dicas? Comente!

2 Comments

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe!

Seus amigos vão adorar!