Como Tratar Unhas Encravadas e Inflamadas: Tratamento

Conheça tudo sobre o problema das unhas encravadas

Unhas saudáveis e bonitas são o desejo da maioria das mulheres, mas nem sempre isso é possível já que diversos problemas podem acometer essa parte do corpo prejudicando a estética e a saúda das unhas. As unhas encravadas são um desses problemas e acontecem mais frequentemente nas unhas dos pés, causando dor, incômodo e até mesmo impedindo a prática de atividades corriqueiras. Entenda mais sobre as unhas encravadas e saiba como tratar.

O que são e como acontecem as unhas encravadas

passo a passo de como tratar

As unhas encravadas são, como o próprio nome indica, uma condição das unhas em que seus cantos ficam mais afundados na pele, causando inchaço, vermelhidão e dores. Em alguns casos, as unhas encravadas podem originar infecções locais.

Esse problema acontece devido aos cantos das unhas que, ao crescerem, perfuram e penetram a pele ao redor das unhas, causando os sintomas das unhas encravadas. Isso pode acontecer por fatores hereditários, hormonais ou então pelo corte incorreto das unhas, já que o corte arredondado favorece o aparecimento desse problema.

O que não fazer ao sofrer com unhas encravadas

Existem muitas receitas e métodos caseiros que indicam a solução para as unhas encravadas, mas algumas dessas técnicas além de não serem eficazes podem piorar o seu problema e agravar a situação. Confira mitos sobre unhas encravadas e descubra o que você não deve fazer.

· Cortar a unha encravada

dicas, fotos e passo a passo

Embora possa parecer a melhor solução, cortar a unha encravada não é indicado para solucionar o problema – pelo menos não quando é feito por uma pessoa amadora.

Assim, não corte a sua unha por conta própria sob o risco de piorar o seu quadro. Caso o corte seja necessário, ele deve ser feito por um podólogo.

· Mexer na lateral da unha

unhas encravadas

A tentação pode ser grande, mas não fique mexendo na lateral da unha, seja com um palito de manicure ou qualquer outro objeto afiado. Além de correr o risco de se machucar você pode piorar o quadro e dar origem ou piorar uma infecção local.

· Aplicar substâncias diversas

unhas encravadas

Aplicar limão, carvão e sal marinho são algumas das indicações para resolver o problema de unhas encravadas em casa, mas isso deve ser evitado, pois há o risco de piorar o problema e permitir a proliferação de bactérias e, portanto, o avanço da infecção.

· Furar a bolha por conta própria

fotos e tratamentos

Muitas vezes a unha encravada origina uma espécie de bolha na lateral infeccionada e algumas pessoas acreditam que ao furar essa bolha estarão ajudando a cessar a infecção. É completamente não recomendável furar a bolha por conta própria, ainda que com objetos esterilizados, já que isso deve ser feito apenas por um profissional.

O que fazer ao sofrer com unhas encravadas

Conhecendo os mitos sobre as unhas encravadas você já sabe o que não fazer, mas também é possível fazer algumas coisas para ajudar na solução dos problemas.

· Usar um fio para levantar a unha

passo a passo de como tratar unhas encravadas

Retirar a pressão que a unha exerce sobre a pele ajuda a melhorar o quadro de unhas encravadas e para isso você pode utilizar um fio, como o fio dental, para levantar cuidadosamente a ponta da unha.

O fio, entretanto, deve estar completamente limpo e você deve parar com o procedimento se sofrer de qualquer dor aguda ou se tiver quaisquer complicações.

· Deixar os pés de molho

unhas encravadas

Ao deixar os pés de molho em água morna durante três ou quatro vezes por dia você irá ajudar a amaciar a pele ao redor dos dedos, ajudando a retirar a pressão e diminuindo o incômodo das unhas encravadas.

passo a passo de unhas encravadas

É indispensável, entretanto, que você seque bem os dedos para evitar criar um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias.

· Usar pomadas antibacterianas

Para evitar o alastramento e desenvolvimento da infecção as pomadas antibacterianas podem e devem ser usadas nas unhas encravadas.

tratamento passo a passo

A pomada deve ter sido receitada por um médico e você deve utilizá-la conforme as especificações do fabricante e do médico.

· Procurar um profissional

indicações de tratamentos

Somente um podólogo está totalmente apto a cuidar do problema que são as unhas encravadas e por isso é indispensável que você procure esse profissional para garantir o tratamento correto.

sugestões de cuidados

Além disso, procurar um profissional é uma absoluta necessidade entre pessoas que possuam problemas de circulação e cicatrização, como os diabéticos, além de em casos em que a infecção já está mais avançada.

Caso não seja possível procurar um podólogo você pode recorrer a um médico em geral ou a um dermatologista.

Dessa forma, ao sofrer com as unhas encravadas é importante primeiro conhecer os mitos e verdades sobre esse problema para garantir que a solução seja efetiva e sem maiores complicações.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘
Um Comentário

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest