Como Fortalecer as Unhas das Mãos e Pés Passo a Passo Fácil

Aprenda a como fortalecer as unhas

Para muitas mulheres, as unhas são complementos de beleza que ajudam a criar um visual completo, sendo pintadas desde com cores simples e neutras até com o clássico vermelho, chegando também às decorações e cores diferentes. Entretanto somente pintar as unhas não garante que elas fiquem tão bonitas quanto deveriam e é tão importante cuidar da saúde das unhas. Se você sofre com o problema de unhas quebradiças ou pouco fortes, por exemplo, saiba como fortalecer as unhas.

COMO FORTALECER AS UNHAS: 10 DICAS

Unhas fortes normalmente são sinônimos de unhas saudáveis e, portanto, unhas sempre lindas. Apesar disso, muitas pessoas sofrem com o problema de unhas que quebram, lascam ou que se dobram facilmente, por exemplo, não conseguindo o visual desejado. Para resolver o problema, confira 10 dicas de como fortalecer as unhas.

1. NÃO TIRE AS CUTÍCULAS DEMAIS

As cutículas são uma espécie de proteção para as suas unhas e organismo em geral, funcionando como uma barreira para agentes que possam fazer mal para a sua saúde. Ao tirar demais essa barreira, além de o corpo produzir ainda mais cutículas, você tira a proteção natural da unha, fazendo com que ela se torne mais frágil.

como fortalecer suas unhas

Dessa forma, evite tirar completamente as cutículas, especialmente nos casos em que ocorre sangramento. Tire apenas as partes sobressalentes e hidrate o restante.

2. EVITE ESPÁTULAS E PALITOS DE METAL

Embora sejam facilmente encontrados, as espátulas e os palitos de metal provocam pequenas abrasões na matriz da unha, retirando parte da cama superficial da unha. Isso faz com que as unhas se tornem mais fracas e quebrem com mais facilidade.

dicas de como fortalecer suas unhas

Dessa forma, dê preferência a palitos e espátulas de madeira ou os feitos de osso e empurre gentilmente as cutículas.

3. USE BASES FORTALECEDORAS

Outro jeito simples de como fortalecer as unhas é utilizar bases fortalecedoras, como as de casco de cavalo, de formol ou mesmo as que são feitas em casa.

dicas de como fortalecer suas unhas

As de casco de cavalo, por exemplo, podem ser encontradas facilmente em farmácias, enquanto as de formol podem ser encontradas em lojas de cosméticos ou então serem feitas em farmácias de manipulação com a receita de um dermatologista. Já para fazer uma base fortalecedora em casa, você precisará de um vidrinho de base pela metade e basta colocar algumas unidades de cravo-da-índia, ajudando a fortalecer as unhas.

4. MANTENHA AS UNHAS FEITAS

Manter as unhas feitas com determinada frequência também garante que você vá conseguir ter unhas mais fortes, porque evita o hábito de colocar sempre na boca, por exemplo, um hábito que enfraquece as unhas.

dicas de manicure

Além disso, unhas feitas com frequência passam por uma retirada de células mortas, além da aplicação de bases fortalecedoras, garantindo a saúde.

5. TENHA UM INTERVALO ENTRE FAZER AS UNHAS

cuidados a tomar

Apesar de ser importante manter as unhas feitas é importante que você deixe suas unhas pelo menos um ou dois dias sem esmalte para que elas possam ficar livres das substâncias dos esmaltes, tornando-as mais saudáveis.

6. NÃO USE ACETONA

A acetona embora já tenha sido e ainda seja bastante utilizada para remover esmaltes é bastante prejudicial para as unhas, fazendo com que elas ganhe um aspecto esbranquiçado na hora e posteriormente, enfraquecido.

fortalecedor de unhas

Dê preferência aos removedores de esmalte sem acetona, que são tão eficazes quanto. Além disso, existem removedores com ativos hidratantes ou fortalecedores, ajudando no processo de como fortalecer as unhas.

7. NÃO DESCASQUE O ESMALTE

o que fazer

Muitas mulheres têm o hábito de retirar o esmalte que descascou com as unhas ou com os dentes, mas isso é extremamente prejudicial para a saúde das suas unhas, retirando a camada superficial. Assim, resista à tentação quando o esmalte descascar e retire apenas com algodão e removedor de esmalte.

8. NÃO ENTRE EM CONTATO COM PRODUTOS QUÍMICOS

como fortalecer as unhas

Produtos químicos como os utilizados para lavar a louça, por exemplo, prejudicam as suas unhas, tornando-as as mais fracas. Assim, na hora de fazer qualquer tarefa que envolva produtos químicos use sempre luvas para impedir o contato direto com os agentes químicos.

9. EVITE O USO DE UNHAS ARTIFICIAIS

dicas de beleza para mulheres

Unhas postiças e unhas de gel podem ser utilizadas para alguma ocasião especial ou em caso de necessidade, mas se quiser realmente fortalecer suas unhas passe longe desses procedimentos no cotidiano, porque por mais avançados que seja, invariavelmente eles colaboram para o enfraquecimento das unhas naturais.

10. ALIMENTE-SE CORRETAMENTE

comer bem é fundamental

Por mais cuidados que você tenha com as suas unhas é indispensável que você também cuide delas de dentro para fora e isso significa ter uma alimentação balanceada e que forneça as vitaminas e sais minerais necessários para a saúde das unhas. Dessa forma, como fortalecer as unhas inclui também a sua alimentação e os seus hábitos.

Com hábitos simples, a tarefa de como fortalecer as unhas ficará mais fácil de ser realizada, garantindo unhas fortes, saudáveis e resistentes para que você possa pintá-las como desejar.

Este artigo te ajudou? Esperamos que sim! Compartilhe isso para o mundo: Obrigada! 😘

Comente! Pergunte! Relate! Sugira!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest